tabagismo.info Sunday, 25 February 2018
VII curso TPC arrow Última hora arrow III curso TPC: Tabagismo, sua Prevenção e Cessação
III curso TPC: Tabagismo, sua Prevenção e Cessação PDF Print E-mail

 

 ii

&&&&  Ficha de Inscrição   &&&&   folheto informativo   &&&&   cartaz do curso 

a 15 de Maio  2008

 

Inicia-se no próximo dia 15 de Maio o 3º Módulo do curso de Extensão Universitária TPC com o seguinte programa:       

Módulo 3   horário

15 de Maio: 9.30h às 13.00* Sessão 1: Redes sociais de apoio e comunidades de prática. Comportamentos e estratégias pessoais e organizacionais para a cessação tabágica. Planeamento, programas e estratégias de intervenção. Workshop: vivendo sem tabaco (4) factores de reforço da decisão.

27 de Maio: 9.30h às 13.00* Sessão 2: Tabagismo, manutenção e prevenção da recaída. Da teoria aos exemplos de boas práticas.
Workshop: estratégias de empoderamento do ex-fumador na prevenção da recaída (1)

3 de Junho: 9.30h às 13.00* Sessão 3: Comunidade de práticas. www.parar.net Workshop: o desenvolvimento das capacidades de i) compreensão, ii) gestão e iii) investimento como estratégias de prevenção da recaída (2)       Avaliação.

 


 

A partir de 15 de Maio de 2008, a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa realiza o módulo avançado de formação na área da prevenção e cessação do tabagismo. Image

Portugal aprovou recentemente uma nova legislação que visa a protecção dos cidadãos da exposição involuntária ao fumo do tabaco e medidas de redução da procura relacionadas com a dependência e a cessação do seu consumo. A sua entrada em vigor a partir do dia 1 de Janeiro de 2008 lança desafios que importa vencer, pela importância que as implicações vertidas nos vários artigos desta legislação pressupõem. Neste contexto os profissionais de saúde e outros actores da sociedade, autarquias e empresas, organismos públicos ou privados, vivenciarão desafios importantes considerados fundamentais no papel que podem desenvolver no controlo do tabagismo. Com a criação de relações de proximidade que podem ser favoráveis a mudanças de comportamento por parte dos utilizadores do tabaco, a mobilização social revela-se o factor chave para o sucesso desta mudança. Por isso, fornecer aconselhamento e orientação respondendo a indagações relativamente às consequências do uso do tabaco, em muito podem beneficiar o cidadão.


Assiste-se neste contexto a um incremento do interesse e dedicação de vários profissionais pela prevenção e luta contra o tabagismo. Surgem métodos novos, abrem-se espaços nos serviços públicos. No Plano Nacional de Saúde (orientações estratégicas) é salientada a importância de intervenções estruturadas nos cuidados primários e restantes, de recursos didácticos e a formação contínua para profissionais que intervêm neste âmbito. A iniciativa privada organiza-se em unidades de tratamento e intervenção.


Se por um lado proliferam hipóteses e teorias, escasseia o tempo para ponderar, consistentemente e no quadro da evidência científica, qual ou quais serão os melhores caminhos na resposta aos imperativos que o tabagismo provoca. É neste contexto que a ENSP/UNL pretende levar a efeito o terceiro curso, que focalize o Tabagismo, sua Prevenção e Cessação, pretendendo ser um espaço de formação, de informação e de criação de consensos que proporcione uma plataforma de apoio ao desempenho das actividades dos diferentes actores garantindo rigor científico.
Destinatários: Destina-se a todos aqueles que pretendem conhecer as novas tendências do significado do termo “qualidade” quando se considera o tema do tabagismo (e.g. qualidade de vida e cessação tabágica; qualidade de apoio à cessação tabágica)

Os seminários são autónomos embora sejam parte de um pacote de formação avançada desenvolvido pela ENSP-UNL. O número máximo de participantes externos por seminário é cumprido pela ordem de chegada das inscrições através do e-mail This e-mail address is being protected from spam bots, you need JavaScript enabled to view it

Destinatários: profissionais actuando no âmbito das autarquias, da saúde, da educação e outros profissionais actuando em qualquer outra actividade directa ou indirectamente implicada no apoio à prevenção e cessação tabágica


Evento: Ciclo de seminários: Melhorar o acesso, garantir a qualidade em cessação tabágica - (iTPC seminários)

Coordenação: A coordenação e responsabilidade deste ciclo de seminários que decorre no quadro do Grupo de Disciplinas de Estratégias de Acção em Saúde, incumbem a Luís Ângelo Saboga Nunes, docente na ENSP-UNL

Local: Escola Nacional de Saúde Pública, Avenida Padre Cruz,  P - 1600-560  Lisboa - veja mapa


Informações por e-mail: This e-mail address is being protected from spam bots, you need JavaScript enabled to view it   
       
Preencha a ficha de inscrição: ficha de inscrição e envie-a para This e-mail address is being protected from spam bots, you need JavaScript enabled to view it

página web  www.tabagismo.info   

Tel : 
2175121 53         Telm: 914747066           Fax.:  217582754

 

  

 


 Preencha a nossa sondagem sobre actividades de controlo do tabagismo


Outras informações de última hora siga esta hiperligação 


 

*Sujeito a confirmação e alteração em função do grupo de participantes e conferencistas convidados atendendo aos objectivos identificados (horários 9.30 - 17.30h)

 

 

 
< Prev   Next >