tabagismo.info Saturday, 17 November 2018
VII curso TPC arrow Última hora arrow Prevenção da recaída
PDF Print E-mail
Prevenção da recaída - Os modelos de Alan Marlatt e de Terence Gorski. Aplicações à nicotino-dependência

Autor: Miguel Trigo.

Departamento de Psicologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Consulta de Desabituação Tabágica do Hospital Júlio de Matos / Centro de Saúde de Odivelas.

Nota

O presente texto insere-se no programa de actividades científicas do grupo de reflexão sobre Boas Práticas em Tabagismo, Prevenção e Cessação, da Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa.
A prevenção da recaída (PR) constitui um recurso terapêutico essencial no tratamento da dependência de substâncias psicoactivas. Deste ponto de vista considera-se que, apesar da desintoxicação ou interrupção do hábito constituir um resultado rápido de atingir, a desabituação de substâncias prolonga-se muito para além deste momento. Atendendo à escassez de literatura em português neste domínio, são descritos vários conceitos e estratégias de actuação em PR, com destaque para dois dos principais modelos – o modelo de Alan Marlatt e o modelo de Gorski-CENAPS®. De maneira complementar, apontam-se semelhanças e diferenças entre estes modelos e discute-se a sua aplicabilidade no tratamento da nicotino-dependência. Finalmente, destaca-se a importância da pessoa em recuperação estar consciente das razões que a conduziram à mudança, a necessidade de manter um estado elevado de alerta em relação aos sinais de recaída e o papel do apoio social no processo de PR.

Palavras-chave
Prevenção da recaída. Dependência de nicotina. Modelo de Alan Marlatt. Modelo de Gorski-CENAPS®. Substâncias psicoactivas.

Acesso restrito ao texto (se ainda não se registou faça-o agora e aceda aos recursos específicos do portal www.tabagismo.info)
 
< Prev